Pão de Iogurte Light com Coco
Ingredientes:
- 8 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de farelo de aveia;
- 1 colher (sopa) de leite em pó;
- 1 ovo;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- 2 colheres (sopa) de óleo de coco;
- 1 colher (sopa) de coco ralado sem açúcar;
- 1 colher (sopa) rasa de fermento químico;
- 1 copo de iogurte natural desnatado.
Pão de Iogurte Light com Coco
Modo de Preparar:
- Comece por incorporar os ingredientes líquidos em um bowl, em seguida adicione os secos pouco a pouco, incorporando bem até formar uma massa homogênea.
- Coloque essa massa em forma de bolo inglês, untada e enfarinhada e leve para assar em forno médio preaquecido por cerca de 30 minutos ou até assar.
- Na dúvida faça um teste com o palito para verificar se está pronto.
- Espere amornar e sirva.
Fonte: Nutricionista Patrícia Leite – http://www.mundoboaforma.com.br
Pão de Iogurte Light com Coco
Manteiga:
A Manteiga é um produto lácteo que se forma quando o leite ou creme é agitado, a partir da fermentação.
Esta manipulação física do líquido é partir de uma emulsão de óleo em água, porque as membranas de gorduras são quebradas e se unem para aumentar a espessura e criar a consistência que requer a Manteiga.
Quando a emulsão acontece a substância é colocada na geladeira e as diferentes variações de gordura começam a solidificar e misturar-se, resultando na aparência sólida da Manteiga.
A Manteiga é tradicionalmente derivada do leite animal, mais comumente da vaca, assim como acontece com a maioria dos produtos lácteos.
No entanto, outros tipos de Manteiga também podem ser derivada a partir do leite dos animais, como ovelhas, cabras, búfalos, e iaques.
Há evidências de que a Manteiga tem sido utilizada em várias cozinhas culturais há mais de 4.000 anos.
Em estudos aprofundados da cultura indiana, bem como a Bíblia nos diz que a Manteiga tem sido utilizada em torno de milênios, assim como tida sagrada, além da sua capacidade nutritiva.
No entanto, nas últimas décadas, uma mudança na opinião deu Manteiga algo de um mau nome e as pessoas estão se voltando para a margarina, ou outros substitutos excessivamente processados e quimicamente alteradas, em vez de Manteiga.
As qualidades positivas da Manteiga são principalmente devido às quantidades impressionantes de vitaminas e minerais que são encontrados na substância.
Isto inclui a Vitamina A, Vitamina D, Vitamina E e Vitamina K, bem como minerais essenciais, como Manganês, Crómio, Iodo, Cobre, Zinco e Selênio.
Esta é apenas uma lista parcial das vantagens mais notáveis e importantes, mas com a grande variedade de nutrientes na Manteiga.
Além disso, a Manteiga é composta principalmente de gorduras, algumas das quais não são prejudiciais e muitos dos quais são essenciais para a saúde humana. Então, vamos conferir os Benefícios da Manteiga Para Saúde:
Possui um poderoso antioxidante
Tem propriedades anticâncer
Atua nas condições intestinais
Ajuda na manutenção da saúde cardiovascular
Ajuda na saúde da tireoide
Pode atuar na disfunção sexual
Atua na saúde dos olhos
Ajuda a proteger contra a artrite e ajuda as articulações
Ajuda na saúde dos ossos
Atua na absorção nutricional
Algumas Palavras de Cautela:
Apesar dos Benefícios da Manteiga para a saúde é importante não esquecer que ela ainda é composta principalmente de gorduras, que podem causar estragos em algumas pessoas, particularmente aqueles com dietas pobres e que são obesos ou estão tentando perder peso.
A Manteiga contém colesterol insalubre, e se muito é consumido, pode levar a muitos problemas de saúde, como doenças cardíacas, câncer, obesidade e todas as outras condições de saúde.
Todas as coisas boas devem ser tomadas com moderação e nunca acima dos valores exigidos.
Manteiga X Margarina:
Manteiga:
Rica em calorias (100 gramas contêm 717 calorias) e em colesterol, a manteiga é uma grande fonte de vitamina A, D e E, além de ser uma das maiores fontes de ômega 6, uma gordura que não é produzida pelo organismo humano e que auxilia no bom funcionamento do mesmo quando ingerida.
O ômega 6 ajuda a combater o mau colesterol (LDL), que está presente na própria manteiga; além de ajudar a regularizar os níveis de glicose do corpo e a pressão corporal, auxiliando na prevenção da hipertensão e hipotensão. Por ser uma fonte de gordura “natural”, o organismo metaboliza a manteiga com muita facilidade.
Margarina:
Assim como a manteiga, a margarina possui aproximadamente 80% de gordura em sua composição, porém, a maioria de origem vegetal, o que além de ser benéfico para organismo, faz com que ela não tenha colesterol em sua composição.
Infelizmente, o óleo vegetal não vira uma pasta como a manteiga e para transformá-lo na margarina, os fabricantes hidrogenam o óleo, o que dá origem as famosas e temidas gorduras trans, que entre os seus principais malefícios, estão: o aumento dos riscos de infarto, AVC e demais doenças coronárias.
Isso porque a gordura trans causa um desequilíbrio aumentando o mau colesterol e diminuindo aquele que é benéfico.
O consumo desse tipo de gordura também desequilibra os níveis de glicose, o que auxilia o aparecimento de enfermidades como a diabetes.